top of page

Processo Produtivo

Informações técnicas

O cogumelo é um fungo que se alimenta de matéria orgânica em decomposição.

 

A produção de substrato para o cultivo de cogumelos como champignon de Paris, Portobelo, Pleurotes e Cogumelo do sol é feito a partir de palhas, esterco liquido e sólido, e gesso.

 

A principio, pode-se produzir substrato para o cultivo destes cogumelos com qualquer tipo de palha, no entanto a palha que melhor se adapta, é a palha de trigo, triticale ou centeio, amplamente disponível na região de Castrolanda.

 

A adição de gesso é necessária para controlar o pH, que tende a se elevar por causa da fermentação.

 

Para a palha e o esterco se tornarem disponíveis como nutrientes para o cogumelo, o mesmo deve ser fermentado. Após a hidratação da palha e mistura com esterco e gesso a massa é colocada em pisos (bunkers) que permitem a introdução forçada de ar.

 

A disponibilidade de nutrientes, umidade, ar e na presença de bactérias elevam rapidamente a temperaturas a níveis acima dos 80ºC.

 

A palha amarela se transforma no final de uma semana em uma massa marrom escuro, que em seguida deve ser pasteurizada, para eliminar qualquer contaminação com larvas, fungos concorrentes, pragas, etc.

 

Buscamos o que existe de melhor em tecnologia no mundo: consultoria técnica especializada, importamos computadores especialmente desenvolvidos para o processo de fermentação de substrato para cogumelos, assim como projetos para a construção de bunkers e túneis.

 

É desta forma que podemos garantir um produto de alta qualidade que por sua vez garante um alto potencial produtivo.

 

Muitos dos nossos clientes têm alcançado produtividades de 30% do peso do composto em champignons! (100 kg de substrato produzem 30 kg de cogumelos).

 

 

bottom of page